Scrapbooking, a arte de lidar com imagens

Quem aí já ouviu falar de Scrapbook ou Scrapbooking?

É, ouvi esse termo pela primeira vez há pouco tempo atrás, mesmo existindo há anos. Ou sou muito desinformado e desligado das coisas, ou essa forma de arte é realmente pouquíssimo divulgada.

Pois bem, quem não gosta de fotos? Lembranças guardadas em “papel” ou em forma digital, fotos são sempre bem vindas, um modo de guardar momentos inesquecíveis, tempos que não voltam mais…

Ta, deixando o sentimentalismo e a filosofia de lado, vamos ao que interessa.

Scrapbook ou Scrapbooking, teve sua origem na Alemanha por volta do século XVII, passando para a Inglaterra e o resto do mundo. Na época, as pessoas criavam álbuns com poemas, anotações, pensamentos, recordações… e os deocaravamexemplo_scrapbooking_artesanal de várias formas, com papéis coloridos, botões etc. Após a criação da primeira máquina fotográfica as pessoas começaram a decorar seus álbuns de fotografia, aplicando assim a arte de Scrapbooking.

Resumindo, Scrapbooking nada mais é que a arte de lidar com fotos e imagens no geral, porém, de forma extremamente criativa. A definição parece simples, deixando a entender que essa forma de arte também seja, mas aí é que se enganam, existem layout’s, como são chamados os trabalhos, magníficos e muito trabalhosos.

O Scrapbooking divide-se em dois ramos: o artesanal e o digital.

O artesanal, citado mais acima, é a forma de decorar álbuns de fotografia, diários e outras coisas mais, com papéis específicos e coloridos, botões, broches, flores, carimbos e o que der na telha, o importante é o resultado.

Já o digital, é quando o scrapper [artista que lida com esse tipo de arte], produz, no computador, o trabalho que é feito no Scrapbooking artesanal, no entanto, é óbvio que há bem mais ferramentas, resultando assim em trabalhos muito bem feitos. O Scrapbooking digital cresce a cada dia que passa, apesar de ainda não ser muito conhecido entre as pessoas que não atuam no ramo.

Ah, e é claro que os brasileiros não ficam de fora quando falamos de bons trabalhos referentes a Scrapbooking. Um bom exemplo é a scrapper Vanessa Qualtieri ou Vany como gosta de ser chamada.

vany_scrapperA Vany manda benzaço em seus trabalhos com  Scrapbooking digital, tão bem que já é conhecida no ramo, nacionalmente, por participar das comunidades brasileiras sempre postando seus layout’s, e agora, até mesmo internacionalmente, por ter alguns trabalhos selecionados para estar na página inicial do site Gallery Standouts, especializado no assunto e conhecido mundialmente. Dá-lhe Vany, representando a nação brazuca!

Abaixo, seguem 2 layout’s criados por ela, só para terem noção da qualidade dos trabalhos.

vane_layout1

vany_layout3

Bacana né? Queria ver mais? Fácil, acesse o blog da própria Vany clicando AQUI! =]

Vocês também podem procurar trabalhos de outros scrapper’s por aí, acessando as comunidades de Scrapbooking e vendo com seus próprios olhos que os brasileiros não estão de brincadeira quando este é o assunto.

Outra coisa muito legal é que os scrapper’s não precisam fazer layout’s apenas para decorar fotos. Esses trabalhos ficam chamativos e atraentes em cartões no geral, convites de casamento, de aniversário etc. Um bom trabalho pode acabar rendendo uma grana boa.

Então é isso, fica a dica e a divulgação desse estilo de arte. Para quem se interessar, não hesite em entrar nas comunidades, sites e saber mais a respeito, a tendência é que esse tipo de trabalho cresça cada vez mais, lembrando que quanto mais criatividade melhor!

Seguem alguns sites:

Digi Scrapper Brasil

Scrap Blog

Scrap-Team Blog

Scrapkut

Valeu e até a próxima

PS: se algum scrapper ler o post e achar que algo está errado ou soa incoerente, entre em contato deixando um comentário, valeu. =D

6 respostas a Scrapbooking, a arte de lidar com imagens

  1. Oi,amei seu blog!!O título muito legal rs
    Eu tenho um blog de scrapbooking artesanal,mas o digital também é legal.
    Amooo criar.
    beijos.

  2. annamerari diz:

    Aqui eu publico meus melhores scrapbook;venha ver:
    http://meadd.com/promise
    e estou promovendo um sorteio de scrap aqui:
    http://www.annacrafts.wordpress.com

  3. Tayana diz:

    Visite o site http://www.scrapcreation.com.br
    Muito legal tem coisas lindas.

  4. Tayana diz:

    Visite este site tem muita legal!!!!!!!!!!!

  5. vanyqualtieri diz:

    Oieee!!! Amei o post!!! É isso aí, o Scrap além de tudo é viciante, quem entra normalmente não quer mais sair… huahuahuauahua.. Eu me descobri com ele!
    Obrigadaça por citar meu blog, e eu bm, né???!!! Uebaaaaaaaaa

  6. vinicius diz:

    cara muito criativo…legal mesmo da pra fazer varias coisas com essa ideia…parabéns…sucesso

    o estágio da arte independente
    _________________________
    http://www.artstag.blogspot.com/
    ——————————————

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: